AUTOPEÇAS


A indústria de autopeças é bastante competitiva especialmente nesta economia onde a manutenção de longo prazo dos veículos é a única opção para proprietários privados assim como para empresas, que não podem investir em um novo. Seja você um distribuidor ou vendedor, a competição está cada vez mais acirrada. Para permanecer no mercado precisa-se trabalhar com mais eficiência, tendo certeza que trabalha com quantidades ótimas de estoque aproveitando-se de todas as oportunidades de venda, mas, também, evitando problemas de investimentos exagerados em estoque.


Diver irá auxiliar com painéis e relatórios que automaticamente alertam para necessidades de estoque, resultados de promoções de vendas, determinará a frequência de seus clientes e giro de seus produtos, volumes e rentabilidade de suas vendas e outras analyses que o manterá a frente de seus competidores.





De uma visão geral através de um painel até um detalhe específico em relatórios mais complexos, Diver ajudará na tomada de decisões que impactarão positivamente em seus resultados.



BUSINESS INTELLIGENCE INSIGHTS PARA AUTOPEÇAS


Além das visões gerais de revendedor ou distribuidor, outras informações também serão interessantes ter conhecimento:


»   Quanto do meu estoque está perto da obsolescência e quanto eu preciso manter?

»   Posso trocar parte do meu estoque antigo com meus fornecedores?

»   Os clientes estão comprando somente itens dos quais sou revendedor exclusivo?

»   Quanto de desconto posso oferecer para manter minha margem e minha carteira de clientes?

»   Posso oferecer diferentes condições de pagamento

»   Sou capaz de oferecer produtos genéricos com margens melhores?

»   Estou perdendo vendas por causa do prazo de entrega dos meus fornecedores?

»   Quais vendedores estão obtendo as melhores margens?

»   Sou alertado imediatamente se alguns itens são vendidos abaixo da margem?

»   Quais os itens principais e secundários?

»   Posso criar ofertas para itens principais alavancando as vendas dos itens secundários?

»   Todos os pontos de vendas tem o mesmo comportamento?





O Diver também fornece o básico, como por exemplo, comparações de período:

»   Vendas por valor

»   Vendas por volume

»   Margens por produto, categoria, departamento, lojas, …

»   Principais produtos

»   Piores produtos

»   Análise ABC de vendas e produtos

»   Vendas por categoria e departamento

»   Vendas por vendedor, representante, etc.

»   Vendas por fornecedor

»   Vendas por metro quadrado

»   Giro de estoque

»   Comparativos de real vs orçado

GERECIAMENTO DE EMISSÃO DE CARBONO



SUSTENTABILIDADE


Sustentabilidade é um conceito que está se tornando muito importante desde alguns anos atrás e é agora empregado como um diferencial de desenvolvimento social, ecológico e econômico. Provou-se cientificamente os efeitos negativos da emissão de carbono em nosso clima, e os governos, empresas e comunidades tem pensado constantemente na sua troca. Tornou-se essencial que as praticas sustentáveis sejam integradas ao planejamento de todos os aspectos do desenvolvimento pois há custos para as práticas comerciais “não sustentáveis”.





BUSINESS INTELLIGENCE PARA O GERENCIAMENTO DA EMISSÃO DE CARBONO


A tecnologia “Esfera” do Diver filtra a ficção e fortalece os fatos reais sobre o gerenciamento das iniciativas da redução de emissão de carbono em governos, empresas e instalações. A tecnologia de “Esfera” fornece soluções sem a necessidade de uma camada de banco de dados, economizando tempo e recursos associados ao desenvolvimento de um data warehouse. Frequentemente associados a outras ferramentas de análise e geradores de relatório. As capacidades de análise e tomada de decisão, que o modelo de dados permite que afetem positivamente na redução emissão de carbono por parte da organização.



DIVER - APLICAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CARBONO


A aplicação para Gerenciamento da Redução de Emissão de Carbono é uma poderosa ferramenta analítica que permite uma navegação livre a qualquer ponto de seus dados eliminando hierarquias e outras restrições de navegação. Um dashboard, com diversos indicadores (KPI’s), dinâmico e interativo permite um acompanhamento da sustentabilidade de cada área da empresa.


»   Carbon Emission Reduction Management   (download de PDF)

»   CERM In The Spheres   (download de PDF)

»   CERM Sphere Technology   (download de PDF)


BI ON-DEMAND PARA ESCOLAS



INDICADORES (KPIS), RELATÓRIOS SELF-SERVICE & DASHBOARDS


Administradores de escolas precisam ter clara visibilidade dos seus indicadores de desempenho através de visões amigáveis e seguras. Os dados precisam ser extraídos com segurança e acessados em um único local. Ferramentas de analise e geração de relatórios, em conjunto com indicadores de monitoramento, os gestores poderão analisar as informações conforme seu foco de necessidade.



EXTRAIA E ANALISE TODAS AS SUAS FONTES DE DADOS


Diver BI, quando utilizado na educação, pode integrar diversas fontes de dados, tais como sistemas de pagamento, ERP’s, gerenciamento de estudantes, planilhas, etc. que mantém múltiplas camadas de informações da organização. Os dados serão extraídos e tratados automaticamente construindo um modelo multidimensional que combina todas as informações necessárias para analise. Pesquisas, relatórios, indicadores de desempenho (KPI’s) podem ser criados, que permitirão um olhar até o nível de detalhe necessário.



ANALISES


»   Estudantes

»   Pessoal de apoio

»   Admissões

»   Professores

»   Notas

»   Resultados de exames

»   Folha de pagamento

»   Custos

»   Finanças

»   Gratificações

»   Saúde & segurança



DISTRIBUIÇÃO


»   Organização

»   Departamento

»   Cursos

»   Módulos

»   Data



EXEMPLOS


Respostas imediatas para questões, tais como:


»   Admissões internas e externas

»   Desempenho por gênero

»   Custos por recurso / curso / departamento / professor

»   Posição por aluno

»   Comparações de orçado vs realizado por curso


DIVER PARA DISTRIBUIDORES


Para um distribuidor, o foco não sera apenas nas vendas, mas também para os custos e logística para entrega dos produtos para os clientes. As analises diárias serão cruciais na tomada de decisões eficientes para o negócio. De um Dashboard acessamos visões detalhadas em relatórios mais complexos e aos detalhes do dia-a-dia da operação.





BUSINESS INTELLIGENCE PARA DISTRIBUIDORES


Às visões disponíveis para Atacadistas, também teremos:


»   Posso comparar custos por entrega, para cada método de entrega?

»   Alguma rota tem custos mais eficientes que outras?

»   Como posso combinar custos de manutenção de veículos com a folha de pagamento?

»   Como meus entregadores estão comparados entre si?

»   Existem horários / rotas mais eficiente que outras?

»   Posso oferecer melhores taxas para clientes com maiores volumes e menor frequência?

»   Posso reduzir a emissão de carbono alterando as minhas rotas?

»   Posso comparar vendas na loja com as vendas a serem entregues e seus custos associados?

»   Qual é minha margem real comparada aos diferentes tipos de vendas?

»   Existem diferenças de desempenho entre meu pessoal de vendas devido a diferenças geográficas?





Outras visões:


»   Vendas por valor

»   Vendas por volumes / itens

»   Margens por produto, categoria, departamento, loja

»   Principais produtos

»   Piores produtos

»   Analise ABC por vendedor, cliente, produto

»   Vendas por categoria e departamento

»   Vendas por operador

»   Vendas por área / vendedor

»   Vendas por fornecedor

»   Vendas por lojas

»   Vendas por rota de entrega

»   Vendas por metro quadrado

»   Ponto de reposição

»   Realizado vs Orçado


TENDÊNCIAS ECONOMICAS


Ficar atento às tendências econômicas é vital para entender o mercado, qualquer que seja o negócio ou serviço. As integrações entre dados públicos disponíveis com seus próprios indicadores ou vendas permitem medidas comparativas não só globais e locais mas também mapear seus próprios dados comparados a essas tendências. Alguns exemplos usando dados econômicos e demográficos.







FINANÇAS


É responsabilidade do Gerente Financeiro saber exatamente como estão as finanças da empresa a qualquer tempo, especialmente no final do mês, mas apresentar relatórios detalhados pode consumir muito tempo. Se estiver usando planilhas, o processo pode apresentar erros (transcrição principalmente) e carregar esse erro para uma infinidade de planilhas secundárias e outros relatórios. Antes que perceba, decisões terão sido tomadas baseadas em informações que podem ser incorretas – e dependendo do momento pode ser muito tarde para corrigir a decisão tomada.





ELIMINANDO ERROS DE PLANILHAS

Diver elimina a dor de compilar manualmente seus relatórios financeiros e evita erros, por vezes desastrosos, que podem ter impacto negativo na organização. Diver obtém os dados diretamente de seu sistema legado, ou ERP, e automaticamente constrói os modelos financeiros em bases diárias. A partir destes modelos seu P&L, balanço, fluxo de caixa, capital de giro e indicadores de desempenho financeiro será atualizado diariamente sem necessidade de intervenção manual – e pode ser feito em tempo real, se necessário. As informações apresentadas serão confiáveis havendo então mais tempo para análise ao invés de tabulação dos dados recebidos.





CONSOLIDAR E FILTRAR SUAS PERCEPÇÕES


Todos os relatórios podem ser analisados por períodos de tempo e também em detalhes como na contabilidade, focando-se em centros de custos, departamentos, depósitos, segmentos, ou qualquer outro agrupamento existente em sua organização. Os dados poderão ser consolidados de diferentes empresas e analisados em conjunto ou separadamente, por exemplo.





CENÁRIOS WHAT-IF?


Índices de crescimento, por exemplo, poderão ser simulados permitindo uma análise de “E – SE” ao cenário original apresentado, agilizando a tomada de decisões.





SAÚDE


No setor de Saúde, Business Intelligence é crucial para a organização melhorar a saúde e bem-estar de seus pacientes ou associados em diversas áreas:


»   Qualidade e segurança para o paciente

»   Produtividade da Equipe – Medição e gerenciamento

»   Utilização e otimização de recursos





Estas análises podem ser quebradas em diversos níveis tais como:


»   Desempenho dos médicos & gerenciamento de especialidades médicas

»   Gerenciamento de salas de cirurgia

»   Taxas de ocupação

»   Acompanhamento de horas extras

»   Alertas de horas extras

»   Gerenciamento de custos de especialidades e procedimentos

»   Acompanhamento de pacientes crônicos

»   Desempenho de salas de emergência

»   Dashboards executivos





A organização poderá detectar e atuar preventivamente em situações diversas, tais como:


»   Uso de dados imediatos para definição de turnos e equipes

»   Analise de custos de reposição caso a caso ou por fornecedor

»   Recomposição de equipes com base em quantidades de horas disponíveis por profissional

»   Alertas de garantias de serviços aos pacientes

»   Alertas à equipe de primeiro atendimento em casos de pacientes crônicos

»   Balanço de desempenho de médicos / especialidades comparados a padrões pré-definidos

»   Acompanhamento do fluxo do paciente agilizando o tempo de alta e liberação do leito





MANUFATURA – SUPPLY CHAIN


Business Intelligence em Manufatura – Supply Chain, pode monitorar suas vendas, compras, estoque, devedores, da mesma forma que a aplicação para ATACADISTAS, mas também fazer o gerenciamento das linhas de produção. O MRP é critico para o seu negócio e faz o trabalho de gerenciamento dos processos envolvidos na colocação do seu produto no Mercado de acordo com as especificações de qualidade definidas. Mas frequentemente, através do sistema de MRP, é complicado obter-se informações (fazer perguntas) adicionais, ficando dependente do departamento de TI através de seus especialistas. Painéis que dão uma visão geral do status da sua produção, vendas e níveis de estoque, ou alertas sobre pendências ou atrasos não são, normalmente, configuráveis diretamente do MRP.


Diver pode acessar diretamente os seus sistemas e reunir em um único lugar todas as informações necessárias para orientar o dia a dia da operação e auxiliar na tomada de decisões que impactarão diretamente nos resultados.





BUSINESS INTELLIGENCE - MANUFATURA – SUPPLY CHAIN


Além das visões de ATACADISTAS, outras informações poderão ser acessadas, tais como:


»   Qual o tempo de parada de cada máquina?

»   Quais são as principais causas de parada?

»   Quais peças estão em atraso e onde posso encomendá-las?

»   Devo alterar meus níveis de estoque mínimo?

»   Houve alterações nos níveis de qualidade comparados ao ano passado? Em qual processo?

»   Quais inspetores de qualidade são mais rigorosos? E os menos rigorosos?

»   Quais meus índices de defeitos? E de perdas?

»   Qual a curva ABC de data de entrega dos meus fornecedores?

»   A rentabilidade está atingindo as metas estipuladas?

»   Os custos de produção estão dentro do estimado para o ano?

»   Qual a curva ABC de data de entrega dos meus pedidos?





Outras comparações por período de tempo:


»   Ganhos e perdas por linha de produção

»   Unidades produzidas por linha / estação

»   Vendas por valor, volumes, itens, etc.

»   Margens por produto ou categoria

»   Os produtos 10 Mais

»   Os produtos 10 Menos

»   Analise ABC de vendas, clientes e produtos

»   Vendas por categoria / operador

»   Custos por categoria / operador

»   Vendas por área / vendedor

»   Giro de estoque

»   Analise de devedores e perfil de clientes

»   Vendas projetada e real


MAPAS


O uso de relacionamento geográfico para organizar e entender fenômenos complexos, é um ponto chave em Business Intelligence e na ferramenta de analise existente no Diver Solution.


Através, por exemplo, do Google Maps API, OpenStreetMap API, Mapnik or Cycle map; tradicionais visões de limites, pontos ou calor, ou qualquer outra visão customizada, o Diver será capaz de mostrar os seus dados no local apropriado segundo o formato definido.





BUSINESS INTELLIGENCE USANDO MAPAS


Com o uso do Business Intelligence combinado com Mapas, você poderá:


»   Definir estratégias específicas para cada área demográfica

»   Identificar áreas com potencial de crescimento

»   Combinar, em uma visão, estatística, cartografia e seus próprios dados

»   Dar uma olhada nos comportamentos dos dados, que são difíceis de ser notados em tabelas.

»   Visualize em uma página o que demanda muitas páginas de relatórios

»   Faça um zoom em mais detalhes através do mapa

»   Adicione links para dados tabulares

»   Adiciona dimensões de tempo para visualizar o progresso das ações estratégicas tomadas

»   Analise a variedade de dados fornecidos por área geográfica, como por exemplo:

  »  Crescimento de vendas

  »  Penetração de vendas

  »  Saturação de mercado

  »  Desempenho por loja

  »  Nível de consumo de commodities

  »  Uso da internet

  »  Uso de telefonia móvel

  »  PIB





Dados demográficos adicionais, senso, etc.


»   Taxas de mortalidade

»   Expectativa de vida

»   Crescimento populacional

»   Propagação de doenças específicas

»   Dados relacionados à idade

»   Dados relacionados à gênero





VAREJO


O varejista, seja uma rede ou individual, trabalha com um grande volume de dados e as análises diárias são cruciais para que as decisões tomadas tenham um efeito positive no negócio. Com um Painel, contendo de visões gerais até detalhes específicos, o Diver ajudará na navegação através dos dados auxiliando que as decisões atinjam todos os níveis hierárquicos.


“Um varejista me contou que, usando um BI, ele foi capaz de identificar vendas reduzidas para um SKU, em uma loja, e um dia específico. Após investigações, o gerente percebeu que o display do produto estava obstruído. Isoladamente, isso não é um grande problema. Entretanto, multiplicado por diversas lojas isso poderia ter um tremendo impacto na receita”


Howard Dresner, President Dresner Advisory Services.



BUSINESS INTELLIGENCE PARA VAREJO

Você gostara de saber:


»   Alguns produtos em promoção estão associados a um imediato aumento de vendas?

»   Clientes estão tendo um ticket médio menor como um padrão ou estão adiando por uma razão particular – sazonalidade por exemplo.

»   Estamos assegurando os níveis de estoque casados com a demanda prevista com antecedência adequada?

»   Quais itens estão associados a outros e eles estão na mesma localização da loja?

»   Sou avisado imediatamente caso itens vendidos estejam abaixo da margem sugerida?

»   Quais itens são primários e quais são secundários nas compras?

»   Todas as lojas estão se comportando da mesma maneira?

»   Posso comparar compras por funcionários e por lojas?

»   Devo criar ofertas especiais para itens primários para alavancar itens secundários com baixa rotatividade?

»   Posso determinar minhas vendas por visita?





Outras informações por comparação de período:


»   Vendas por valor

»   Vendas por volume ou itens

»   Margens por produto, categoria, departamento, loja, etc.

»   Ticket médio

»   Principais produtos

»   Piores produtos

»   Analise ABC de vendas e produtos

»   Vendas por categoria e departamento

»   Venda por operador

»   Custo por operador

»   Vendas por fornecedor

»   Vendas, na mesma base de comparação, entre lojas

»   Vendas por metro quadrado

»   Rotatividade de estoque

»   Movimento por ponto de venda e por prateleira

»   Marcas por hora e diária

»   Vendas reais vs projetadas





VAREJO ON LINE


Você precisará saber tantas quantas informações sejam possíveis sobre seus consumidores tanto no consumo nas lojas quanto nas compras on line, para sugerir vendas casadas adequadas ao perfil do cliente.


Seja um venda na loja ou on line, você vai querer analisar o que acontece se sugerir produtos alternativos aos selecionados – com menor preço, mas com maior margem, por exemplo, ou produtos que tenham afinidades. Se você não tem estoque de um produto desejado, poderá oferecer um produto substituto “tão bom quanto”?


Você pode coletar automaticamente sua posição atual de estoque?


SWIFT ALLIANCE


T-REPORTING Business Intelligence para SWIFT Alliance é uma solução completa para Gestão e Análise para o SWIFT Alliance. A ferramenta SWIFT Alliance, operada por Bancos, instituições financeiras e outros Agentes de Mercado foi desenhada para o envio e recepção de mensagens financeiras (MT) da rede SWIFTNet para operações de Pagamentos, Valores, Tesouraria e Comercio Eterior. A SWIFT Alliance opera em um modelo de dados proprietário e não dispõe de funcionalidades de Gestão e Análise tanto das mensagens como do conteúdo dos campos.



T-REPORTING BUSINESS INTELLIGENCE PARA SWIFT ALLIANCE


Permite realizar uma grande quantidade de consultas de mensagens e conteúdo dos campos das mensagens de maneira rápida e eficiente; gera relatórios e extrair informações históricas através da solução, operada em plataforma web e capaz de armazenar mais de 20 milhões de mensagens.


Você gostara de saber:


»   Relatórios por tipo de mensagem

»   Relatórios por moeda

»   Relatórios por tipo de mensagem (MT202, MT103)

»   Valores de envios e destinos

»   Relatórios de envio ou recebimento por tipo de mensagem

»   Relatórios por campos mais comuns

»   Mensagens enviadas por data, pais, instituição, etc.

»   Gráficos de ranking de mensagens

»   Gráficos por pessoa (cadastrador x validador)

»   Indicadores de desempenho





   

QUAL A APLICAÇÃO DO DIVER SOLUTION?


Uma aplicação do Diver Solution é construída ao redor de perguntas para as quais você precisa ter respostas diariamente. Através do conjunto dos seus dados e usando lógicas de negócio, filtros e análises são realizados antes de entregar a você as informações vitais para sua tomada de decisão. As informações poderão, também, ser partilhadas através de um portal, onde cada usuário poderá acessar as informações que precisa, e pode saber. Questões como:



Nossas Aplicações


Clique nos links abaixo para visualizar as Aplicações:


»   AUTOPEÇAS

»   GERECIAMENTO DE EMISSÃO DE CARBONO

»   BI ON-DEMAND PARA ESCOLAS

»   DIVER PARA DISTRIBUIDORES

»   TENDÊNCIAS ECONOMICAS

»   FINANÇAS

»   SAÚDE

»   MANUFATURA – SUPPLY CHAIN

»   MAPAS

»   VAREJO

»   SWIFT ALLIANCE